A rápida ação da equipe da ViaPaulista foi crucial para salvar Ravi Lucca, um recém-nascido que se engasgou com leite materno em Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo. O incidente ocorreu no dia 20 de fevereiro, quando a família percebeu os sinais de engasgo e buscou socorro na base operacional do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), localizada na Rodovia Engenheiro Ronan Rocha (SP-345).
A técnica de enfermagem Jane Ester Geraldo realizou a manobra de Heimlich três vezes até que o bebê expeliu o leite e voltou a respirar normalmente. Após o atendimento emergencial, Ravi foi encaminhado à Santa Casa de Patrocínio Paulista, onde recebeu acompanhamento médico e teve seu quadro estabilizado. Curiosamente, Jane já havia socorrido o recém-nascido em 26 de janeiro, em uma situação semelhante.
A mãe do bebê, Lilian Aparecida Seixas Santos, expressou alívio e gratidão pela assistência prestada. “Tivemos a sorte de encontrar os profissionais na base, prontos para nos atender. No hospital, recebi orientações e, agora, seguimos acompanhando a saúde dele. Meu filho está bem”, disse Lilian, que também é mãe da irmã gêmea de Ravi.