A Polícia Militar Ambiental realizou o resgate de pássaros nativos que estavam sendo transportados em malas em um ônibus de viagem, na cidade de Rincão, região de Araraquara, interior de São Paulo. Dois homens foram detidos e multados em quase R$ 60 mil por maus-tratos e tráfico de animais, na última quinta-feira (7).
A operação teve início após uma denúncia sobre o transporte ilegal das aves. Com as informações recebidas, a polícia conseguiu rastrear o itinerário do ônibus, que tinha como destino o estado da Bahia.
A equipe montou um bloqueio na Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior e interceptou o veículo para a abordagem e vistoria. Durante a inspeção, foram encontradas duas malas com caixas, localizadas sob os assentos dos suspeitos. Dentro delas, 17 aves estavam sendo mantidas em cativeiro, sendo 13 coleirinhas e quatro canários.
As investigações apontaram que os animais haviam sido capturados na cidade de Dourado, também no interior paulista. Os detidos foram encaminhados à delegacia de Rincão, onde aguardam as medidas legais cabíveis.