No último sábado, 31 de agosto, um incêndio de grandes proporções devastou uma reserva ambiental localizada às margens da rodovia Carlos Gandolfi, no bairro Jardim Universitário, região sul de Fernandópolis. As chamas, que consumiram toda a área de mata, foram combatidas por unidades do Corpo de Bombeiros e caminhões-pipa.
A fumaça densa e as chamas altas podiam ser vistas de longe, causando preocupação entre os moradores, especialmente aqueles cujas casas estão próximas à reserva. Algumas residências enfrentaram problemas com fuligem e, devido à proximidade com o fogo, causou preocupação aos moradores.
As autoridades estão investigando o caso como um possível crime ambiental. Imagens de segurança de algumas residências próximas à área atingida estão sendo analisadas e podem ajudar a identificar o responsável pelo incêndio.
Embora o Corpo de Bombeiros tenha sido acionado, foram os caminhões-pipa de usinas que conseguiram controlar as chamas em alguns focos. O fogo mais intenso foi registrado durante a tarde e noite de sábado e se estendeu ao longo de todo o domingo, destruindo toda vegetação. Na manhã desta segunda-feira, uma vistoria na área confirmou que a reserva foi completamente devastada pelo incêndio.