Polícia

Empresário de Rio Preto é preso por trabalho escravo e desmatamento



Um empresário de 60 anos foi preso nesta sexta-feira (22), em São José do Rio Preto (SP), por condenação relacionada à exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão e ao desmatamento ilegal de milhares de hectares. A operação, conduzida pela DEIC - D5, através do Grupo de Operações Especiais (GOE), cumpriu um mandado de prisão contra E.B.M., dono de uma fazenda em Novo Progresso, no Pará.  

O acusado foi detido no bairro Estância Recreio, em Rio Preto, enquanto deixava sua residência. A ação foi resultado de um trabalho de inteligência e monitoramento realizado pela Polícia Civil. Segundo autoridades, E.B.M. é um dos casos mais graves de crimes trabalhistas e ambientais registrados no Pará.  

Constando na "lista suja" do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desde 7 de outubro, o empresário está entre os 700 empregadores autuados por trabalho escravo no Brasil. Na mesma data, ele foi condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto, figurando como um dos 37 nomes relacionados a fiscalizações no Pará envolvendo infrações graves.  

Após ser preso, o empresário foi encaminhado à carceragem e aguarda audiência de custódia, que definirá os próximos passos relacionados ao cumprimento de sua pena.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia